Avaliação Institucional 2023/2: 1º a 15/nov
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Resolução N° 03/2023 - Reitoria - Altera a composição da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Campo Real - Guarapuava

Membros da Comissão

CORPO DOCENTE

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

CORPO DISCENTE

SOCIEDADE CIVIL

Logotipo

O logotipo da Comissão Própria de Avaliação é representado por quadrados que simbolizam a estrutura da Instituição e os grupos de pessoas ligadas a ela – corpo docente e discente, funcionários e sociedade civil organizada. A disposição dos quadrados, assim como a variação de suas cores, passa o conceito de evolução-resultado atingido com o trabalho da CPA, a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.


O conjunto de quadrados – a estrutura da Instituição – é evolvido por dois arcos, fazendo referência a uma elipse desequilibrada, mostrando continuidade. Além disso, essa elipse “fecha” a estrutura da Instituição, numa idéia de unidade. Sob um outro ponto de vista, o logotipo lembra um olho; a visão da Instituição como um todo.


Foram escolhidas cores quentes para demonstrar contato e calor humano.


O lettering foi definido visando algo sério e forte trazendo a sensação de segurança. A estrela inserida no alto do logotipo agrega valor à Comissão e, localizada abaixo, a assinatura “Centro Universitário Campo Real” funciona como alicerce, e referencia a Comissão.

“O ato de avaliar é um momento intencionalmente pedagógico e de potencialização dos recursos humanos”.


A criação de CPAs no âmbito das universidades brasileiras é amparada na lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES e no âmbito do Centro Universitário Campo Real foi instituída pela portaria 19/2004 de 23/07/2004. 

Função

Coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição, em todas as suas modalidades de ação, de modo a fornecer à comunidade acadêmica e a toda a sociedade uma visão sobre o estado de desenvolvimento da instituição, sua qualidade educativa e sua relevância social.

 

Responsabilidade

Sua responsabilidade transversal precisa ter visibilidade e suporte operacional das instâncias dirigentes. A ela também cabe sistematizar e disponibilizar as informações da instituição solicitadas pelo Inep/MEC, responsável pela execução da avaliação.

 

Sujeitos da Avaliação

São os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativo e membros da comunidade externa, especialmente convidados ou designados.

 

Objeto de Análise

É o conjunto de dimensões(10 Dimensões propostas pelo SINAES), estrutura, relações, atividades, funções e finalidades da IES (Instituição de Ensino Superior), centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo o seu perfil e sua missão institucional.


Entende-se a auto avaliação como um processo cíclico, criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. Seu caráter diagnóstico e formativo de autoconhecimento deve permitir a reanálise das prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico Institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.


A prática da auto avaliação como processo permanente será instrumento de construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação da Instituição, com a qual a comunidade interna se identifique e comprometa. O seu caráter formativo deve permitir o aperfeiçoamento, tanto pessoal dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo, quanto institucional, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência institucional.

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